Image de fundo Blor Home

O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia?

15/03/2023

Autor: Escola Exemplo

Com 20 anos de trajetória, SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) completa 20 anos.

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) completa 20 anos em 2023. Instituída por decreto presidencial em 9 de junho de 2004, é realizada todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com unidades de pesquisa, agências de fomento e entidades vinculadas, comunidade científica, universidades, instituições de ensino de pesquisa, escolas, museus e jardins botânicos, secretarias estaduais e municipais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil.

Com atuação descentralizada, a SNCT tem o objetivo de mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. A ciência existe para encontrar respostas para os problemas, para cuidar e melhorar a vida das pessoas.

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, são realizadas, em todo o país, feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia.

Os principais objetivos da Semana Nacional são:

  • Promover eventos e ações de divulgação e popularização da ciência que estimulem a curiosidade científica e o pensamento crítico da sociedade;
  • Promover ações abrangentes de divulgação do conhecimento científico não apenas de estudos e pesquisas acadêmicas, mas também dos saberes e fazeres dos povos originários e comunidades tradicionais;
  • Estimular a livre circulação e apropriação do conhecimento por todas as camadas da sociedade brasileira, em especial pelas comunidades vulneráveis da população;
  • Estimular a realização de atividades e a produção de conteúdo que promova a participação de meninas e mulheres na ciência;
  • Promover ações e programas participativos e acessíveis com o objetivo de ampliar a abrangência, a circulação e a multiplicação de atividades institucionais de divulgação e popularização da ciência;
  • Valorizar eventos científicos e culturais que estimulem práticas transversais, conectando ciência e arte;
  • Aumentar o número de Estados e municípios que desenvolvem atividades e eventos de popularização da ciência, bem como o público atendido e a sua abrangência.

Com 20 anos de trajetória, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia transformou-se em efetiva política de Estado que amplia o debate, aprimora os instrumentos de estímulo e promove a realização de atividades de popularização da ciência, contribuindo para o desenvolvimento da cultura científica e para a inclusão social no Brasil.


Comentários

Usuário 1

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Usuário 2

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.

Voltar

COMPARTILHE:

Mussum Ipsum, cacilds vidis litro abertis. Segunda-feiris nun dá, eu vô me pirulitá! Mé faiz elementum girarzis, nisi eros vermeio. Cevadis im ampola pa arma uma pindureta. Posuere libero varius. Nullam a nisl ut ante blandit hendrerit. Aenean sit amet nisi.

Vehicula non. Ut sed ex eros. Vivamus sit amet nibh non tellus tristique interdum. A ordem dos tratores não altera o pão duris. Ainda é segunda-feris e já tô sem paciêncis! Bota 1 metro de cachacis aí pra viagem!

Sapien in monti palavris qui num significa nadis i pareci latim. Pellentesque nec nulla ligula. Donec gravida turpis a vulputate ultricies. Manduma pindureta quium dia nois paga. Delegadis gente finis, bibendum egestas augue arcu ut est.

Siga-nos

Newsletter